Você já sentiu a energia das pessoas?

Energia das pessoas – Papo de humanas

Se estamos falando de energia das pessoas, já aviso desde agora que este papo aqui vai ser bem de humanas. Mas tipo… BEEEEM de humanas mesmo. Se você for uma pessoa de exatas, confie em mim! Dê uma chance! Tenho certeza de que vai gostar do texto! Hahahahaha
Quem me conhece deve saber que sou cético em relação à muitas coisas, mas quando estamos falando sobre a energia das pessoas e dos ambientes que frequentamos, eu acredito muito.
Vou te dar alguns exemplos: Quem nunca se sentiu mal ou desconfortável na companhia de uma pessoa que está sempre de baixo astral, resmungando, sempre reclamando dos problemas e sempre lembrando todo mundo de como a vida é cheia de infortúnios? Ou quem nunca se sentiu desmotivado em um ambiente com pessoas cansadas e estressadas, pessimistas, que estão sempre achando que as coisas darão errado? Já entrou num ambiente com a TV ligada em um noticiário que não faz mais nada a não ser noticiar sequestros, mortes e acidentes? Ou então, encontrar aquela pessoa que não tem outro assunto pra puxar a não ser os problemas de saúde de cada membro da família?
Já deve ter notado que as pessoas emitem algum tipo de energia. No meu ponto de vista, a energia das pessoas não se trata de nenhum tipo de energia mística. Estou falando dos sentimentos que esta pessoa provoca nas pessoas ao redor dela. Tenho certeza que você deve ter se identificado com pelo menos um dos exemplos que eu citei acima, assim como também acho que você deve conhecer pelo menos uma pessoa com essas características.

E a SUA energia?

Uma vez que refletimos sobre a energia das pessoas, agora a pergunta que eu faço é: como anda a SUA energia? Que energia você está emanando por aí? Como será que as pessoas ao seu redor estão se sentindo ao estarem próximas a você?
Vou listar abaixo algumas coisas da minha vida que andei dedicando uma atenção maior. Não há nada muito complexo aqui. São coisas bem simples, mas que as vezes nos esquecemos de como são importantes. Assim como as dicas de autoestima que estou escrevendo aqui neste blog, se você optar por adotar em sua vida pelo menos uma dessas práticas, saiba que são coisas que devem ser praticadas todos os dias. Vivemos tão imersos em um hábito, que quando decidimos deixar estes hábitos para trás e criar novos, talvez passemos por dificuldades. A pratica diária é fundamental para provocarmos mudanças significativas em nós mesmos. Você está disposto a praticar todos os dias?

Pensamentos

Isso mesmo! Como andam os seus pensamentos? Os pensamentos possuem influência direta sobre os nossos sentimentos. Ter sentimentos bons durante o dia, por sua vez, influencia na sua capacidade de tomar boas decisões, pensar com clareza nos problemas e nas soluções. Como tomar boas decisões com a cabeça estressada, cheia de pensamentos ruins? Como emitir uma energia boa para as pessoas se estamos constantemente com a cabeça imersa em problemas para resolver, boletos para pagar, BOs do trabalho para tratar, pensamentos ruins sobre nós mesmos e a nossa aparência, etc.
Você se permite pensar em coisas boas? Você se permite ter bons pensamentos sobre você, sua vida e as pessoas aos seu redor? Como você encara os problemas ou as coisas que não deram certo? Você repete o mantra mental de que nada dá certo com você ou você encara aquele problema como uma simples coisinha que deu errado? Você acredita que as coisas só dão errado contigo? Você acredita que não merece um bom relacionamento? Você acredita que não merece um bom emprego? Quais são suas crenças limitantes?
Aquele exemplo da pessoa pessimista que vive reclamando que a vida nunca da certo com ela, como você acredita ser os pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa assim? Será que você não está fazendo o mesmo com a sua vida?
A energia das pessoas. Como anda a sua energia? Como as pessoas ao seu redor se sentem?

A energia das pessoas. Como anda a sua energia? Como as pessoas ao seu redor se sentem quando você está por perto?

Os nossos problemas

Eu não estou dizendo para você não pensar nos seus problemas. Estou pedindo que você encare eles da forma como eles realmente são: probleminhas para resolver e não monstros de 8 cabeças. É normal em algum momento da vida algo não dar certo. Mas não deixe isso te destruir! Foque sua energia em coisas boas. Foque nas soluções! Encare os problemas de um ponto de vista positivo. Encare as coisas como se fossem fáceis de serem resolvidas. Você vai se surpreender como a nossa mente consegue encontrar soluções mais facilmente quando saímos daquele poço de negatividade onde acreditamos que nada dará certo. Saia desse poço! Acredite que as coisas têm solução, porque elas realmente tem! Mas você não enxergará a solução se a sua mente ainda estiver treinada a encontrar apenas mais e mais problemas.

A energia das pessoas ao nosso redor

É fato que todos nós passamos ou ainda vamos passar por algum tipo de problema na vida. E encontrar pessoas dispostas a nos ouvir e a nos ajudar é uma prova muito grande de verdadeira amizade. Mas tem gente que força um pouquinho a barra. Tem gente que está com os pensamentos tão imersos em negatividade, que inevitavelmente e involuntariamente absorvemos esta energia ruim. Mais uma vez usando exemplos pessoais, passei alguns anos trabalhando em um site de e-commerce, um ambiente empresarial recheado de pessoas estressadas, com a cabeça cheia de problemas, metas, campanhas, coisas para entregar… e na hora das conversas, alguém sempre puxava algum assunto envolvendo problemas, encrenquinha com colegas de trabalho e fofoca. Como expandir a mente e mudar a nossa energia se estamos imersos em um ambiente repleto de pessoas com energia ruim?
Não estou falando apenas de trabalho e empresa. Muitas amizades que trazemos, principalmente de infância, são exatamente assim (novamente, estou falando do ponto de vista da minha vida e minha experiência pessoal). Às vezes notamos que uma determinada pessoa trás mais problemas pra nossa vida do que paz, mais subtraem do que de fato agregam. Tem pessoas que aparecem na nossa vida apenas para fazer peso. Às vezes faz bem nos afastarmos de algumas dessas pessoas (se não todas!). Cortar algumas âncoras pode nos ajudar a voar cada vez mais alto

Dentro de casa…

E às vezes… essas pessoas negativas estão dentro da nossa própria casa! Como lidar com uma situação como essa? Saia de casa!
Morar sozinho pode parecer (e na maioria das vezes, é) estar muito distante. Se for o seu caso, se permita pelo menos sair de casa para dar uma volta. Para quê passar o final de semana inteiro em casa? Para que ir direto do trabalho para casa todo santo dia? Vai dar uma volta! Encontre um amigo! Vá tomar uma cervejinha ou comer um lanche. Assista algum filme no cinema ou passe em alguma livraria. Ter um tempo para nós mesmos é fundamental para a nossa paz e para o nosso autoconhecimento. Se permita!
A energia das pessoas. Como anda a sua energia? Como as pessoas ao seu redor se sentem?

Coisas que assiste/ouve.

Meus pais possuem o hábito de acompanhar noticiário da TV aberta. (Relaxa, já estou trabalhando para pelo menos tentar fazer eles mudarem este hábito) E eu realmente não sei como conseguem jantar ouvindo um homem na TV passar 120 minutos noticiando acidentes, assassinatos, sequestros, torturas e abusos. Todo santo dia. Às vezes sair do quarto apenas para buscar um copo de água acaba se tornando uma tortura. A sala onde eles ficam emana uma carga tão ruim, que eu realmente fico chocado que eles tenham feito disso um hábito. E também não me surpreende que meus próprios pais emitam bastante desta energia negativa de que estamos falando.
Há sempre alguma coisa para reclamar. Há sempre algum motivo para se estressar e gritar xingamentos. Há sempre uma razão para falarem mal de algo. É uma energia que pesa, que faz âncora em nossas vidas. E a dica que dou neste caso é a mesma que dei no tópico anterior. Saia de casa! Enquanto ainda não possui o poder de morar sozinho, vá dar uma volta! Visite a casa de algum amigo! Vá beber algo.
Mas fique atento! Será que VOCÊ não possui o costume de ouvir/assistir/consumir conteúdos que afetam negativamente a sua própria energia? Os filmes e séries que você assiste falam sobre superação ou sobre mortes e tortura? Quais são as músicas e artistas que você sempre ouve? Sobre o que eles sempre falam em suas letras?
Precisamos estar atentos, pois aquilo que consumimos também influencia diretamente na nossa energia.

A fala

Novamente citando o exemplo da pessoa reclamona, que vê problemas em tudo e que está sempre falando sobre como a vida é ruim, injusta, e como ela está sempre com mil problemas para resolver. Você quer mesmo ser esta pessoa? Às vezes é inevitável sentirmos a necessidade de comentarmos sobre algo que estamos passando com alguém, ou encontrar algum amigo para desabafar e colocar algumas coisas para fora. Mas novamente, há pessoas que forçam a barra.
Há pessoas que já chegam no rolê trazendo notícias ruins. E se você não gosta de pessoas assim, acho que deveria prestar atenção em você mesmo para garantir que você não seja assim também.
Preste mais atenção nos assuntos que você puxa com as pessoas. Preste mais atenção nas frases que você solta, principalmente naquelas em que não pensamos ou cogitamos muito para falar. Será que não estamos borrifando os nossos problemas no ar também, da mesma maneira que aquela pessoa que tanto nos incomoda faz? Como querer que as pessoas nos vejam como uma pessoa positiva se:
1) estamos com a cabeça imersa em negatividade?
2) só sabemos falar sobre coisas negativas?

Cuidado redobrado com as nossas palavras

Mude os seus diálogos! Mude suas expressões! Em vez de dizer “puta merda! Esse caralho deu errado de novo!!!!”, experimente dizer “hmm…. deu errado de novo… como será que posso fazer para que de certo?”
Consegue notar a diferença? Qual destes dois exemplos você acredita que seria dito por uma pessoa positiva, e qual você acredita que seria dito por uma pessoa carregada com energia ruim? As coisas que dizemos possuem poder direto não só na maneira como as pessoas se sentem quando estão conosco, mas também em nós mesmos. Experimente falar menos dos problemas, das dores, dos boletos, dos medos… dê mais da sua energia pessoal à coisas boas como aquele livro que você leu e amou, aquele filme imperdível, aquele rolê inesquecível… aquela tarde maravilhosa com uma pessoa especial…
De notícias ruins, o mundo já está repleto. O que o mundo mais precisa agora é de pessoas borrifando energias boas no ar. Não seja um borrifador de coisas ruins. Seja um borrifador de coisas boas. :3 Se queremos mudar a energia das pessoas, primeiro precisamos prestar atenção à NOSSA energia.

O Caibalion

Para finalizar, deixo aqui o convite para assistir a esta aula sobre filosofia do Antigo Egito, o Hermetismo, que fala muito sobre o tema que eu quis trazer aqui neste texto.

E ai? O que achou? Já reparou na energia das pessoas? Como anda a sua energia?

Não se acanhe. Deixe seu comentário! Conte um pouco sobre a sua história. E não se esqueça de compartilhar este blog nas suas redes sociais para que cada vez mais pessoas possam se amar e se aceitar mais! Venha curtir a minha página no Facebook! Não se esqueça também do Instagram! 😉

Deixe o seu comentário!