Guilherme Araújo – Fotógrafo de ensaios sensuais

Quem sou

Oi! Eu sou o Guilherme Araújo, fotógrafo de ensaios sensuais masculinos e nu artístico de São Paulo. Meu trabalho consiste em te ajudar a se enxergar de uma outra maneira e se amar mais, sem que você precise fazer dietas loucas e mirabolantes, ou passar longas e incontáveis horas na academia. 
 
Como? Te mostrando como os padrões de beleza não passam de invenções da sociedade e do sistema para te convencer de que você PRECISA se adequar aos padrões, quando na verdade o que você precisa é se amar mais pelo que você realmente é. 
 
A intenção deste site, além de mostrar que a beleza e a sensualidade masculina podem sim ser valorizadas e terem um lugar na arte, é propor à você uma relação mais amigável com o seu corpo através desta incrível ferramenta que é a Fotografia. Aqui na Sereno Fotografia você encontrará textos que lhe convidarão a olhar para a vida de outra forma, se olhar mais no espelho e encarar seus “defeitos” de frente, e perceber que no fundo todos somos perfeitos e completos. Lá nos textos você também será convidado a se fotografar mais e se ver de outros ângulos, seja através de simples selfies ou com um ensaio fotográfico
 
 

Quando comecei?

Meu primeiro contato com fotografia foi no ano de 2010 durante o curso de Comunicação Visual pelo Centro Paula Souza. No ano seguinte eu já estava me matriculando em Processos Fotográficos pela mesma instituição técnica de ensino. Desde sempre eu tive muito interesse em trabalhar com a sensualidade masculina, mas foi por volta de 2013 que eu comecei a de fato organizar e produzir ensaios sensuais. Com a necessidade de organizar este portfólio inicial de ensaios masculinos, nasceu a página no facebook Sereno Fotografia. No ano seguinte o site SerenoFotografia.com foi oficialmente lançado e desde então vem mantendo a média aproximada de um novo ensaio fotográfico por semana.

Por que ensaio sensual masculino?

À título de curiosidade, eu sou gay, e acho que esta foi a maior motivação para eu começar a trabalhar com ensaio sensual masculino. Existe coisa melhor do que trabalhar com aquilo que se gosta e se identifica? Sempre fui de alguma forma ligado à arte. Desde muito pequeno eu gosto de desenhar, e por toda a minha vida a figura masculina foi muito presente nos meus desenhos e trabalhos. Me lembro da época em que estudava Comunicação Visual em 2010, e TODOS os meus trabalhos pessoais daquela época eram focados no corpo masculino. E com a Fotografia isso não foi diferente. Eu mal havia comprado minha primeira câmera e já estava imaginando como seria fotografar meus amigos sem camisa com ela.

Como foi o começo?

E não demorou muito… em menos de um ano com aquela câmera eu já estava convidando um amigo do tempo de escola para posar para mim. Fiquei espantado quando ele aceitou. E bem tenso também. Eu, que sempre tive certa dificuldade para me socializar, iria fotografar um amigo hétero sem camisa. Naquela época este era o ápice de emoção e adrenalina da minha vida! De tão ansioso que fiquei, eu mal consegui dormir direito na noite anterior. Mas o tempo foi passando, e eu fui encontrando outros amigos que toparam posar. Entre estes amigos, o Guilherme que vocês já devem conhecer lá da categoria de ensaios sensuais explícitos.

Por mais que isso contrariasse o rapaz que eu namorava na época, pois ele era extremamente ciumento e o fato de eu querer fotografar homens nus o deixava muito inseguro, meu gosto pela coisa apenas aumentava. Tentei trabalhar com outros segmentos da Fotografia, como ensaios gestantes, festas e eventos, e estas experiências apenas serviram para eu ter mais certeza de que era com fotografia sensual masculina que eu realmente estava sendo feliz. Finalmente eu me encontrara.